Será Alitalia Newco a salvação para a aviação italiana?

12 de Outubro de 2020 1:08pm
Redação Caribbean News Digital Portugues
Alitalia

Por: Massimo Terracina

Enquanto a IATA solicita aos governos do mundo que injetem 70 mil milhões de euros em ajuda financeira para o sistema de linhas aéreas, Itália segue lutando com o "tema Alitalia".

Mas, apesar da desconfiança por um "remake da mesma velha história", parece que, após meses de espera e esperança, entre a luta por atingir uma posição política no conselho de administração e a situação das contas piorando cada dia, algo aparece.

Ontem a noite, por fim, o ministro de Economia, Roberto Gualtieri; o ministro de Desenvolvimento Econômico Stefano Patuanelli; a, ministra de Infra-estruturas e Transportes, Paola De Micheli; e a ministra de Trabalho, Nunzia Catalfo, assinaram o decreto que inicia formalmente a criação da nova companhia de transporte aéreo que se fará cargo dos ativos de Alitalia.

O conselho de administração terá a Francesco Caio como presidente e a Fabio Maria Lazzerini como CEO, dois cargos já previstos desde faz tempo. Os outros membros do órgão serão Alessandra Fratini, Angelo Piazza, Lelio Fornabaio, Frances Vyvyen Ouseley, Simonetta Giordani, Silvio Martuccelli e Cristina Girelli, enquanto Paolo Maria Ciabattoni, Giovanni Naccarato, Marina Scandurra, Gianfranco Buschini e Serena Gatteschi formarão a junta de auditores.

"Alitalia Newco significa um primeiro passo para a criação de uma companhia aérea nacional de qualidade, capaz de competir no mercado internacional”, disse o ministro Gualtieri. “Sentamos hoje as bases para o relanzamento do transporte aéreo italiano, através da eleição de diretores de alto nível e de uma grande experiência que permitirá desenvolver e pôr em prática, de uma vez por todas, um plano industrial sólido e sustentável".

Em perspectiva, a nova empresa deverá contar com uma soma de até três mil milhões de euros em dotações de capital garantidas pelo Estado. Mas não é tão evidente porque o primeiro passo é convencer a Bruxelas de que dê o visto bom ao resgate, e segundo a resistência experimentada anteriormente, não será para nada tão evidente. (Foto: Aviación 21)

Back to top