Covid-19 a bordo de um cruzeiro noruego: tripulantes dão positivo

03 de Agosto de 2020 6:19pm
Redação Caribbean News Digital Portugues
MS_Roald_Amundsen_Covid

Um total de 36 tripulantes e 4 passageiros num cruzeiro noruego têm dado positivo à Covid-19, segundo informou a corrente internacional CNN.

Os 158 tripulantes do MS Roald Amundsen fizeram-se a prova após que quatro empregados se enfermaram e se lhes encontrou a doença na sexta-feira, segundo uma declaração publicada o sábado por Hurtigruten, proprietário do barco.

"Nenhum dos 154 membros da tripulação que ainda estão a bordo do barco, incluindo os 32 novos exames positivos confirmados o sábado, tem mostrado nenhum signo de doença ou sintomas do Covid-19", disse.

"Quatro passageiros têm dado positivo. O barco está atualmente atracado em Tromso, Noruega, sem passageiros a bordo."

Os quatro membros da tripulação deram positivo na sexta-feira após estar em isolamento por vários dias por mostrar "outros sintomas de doença" mas nenhum associado com a Covid-19, segundo o comunicado; e ficam num hospital em Tromso.

O barco tinha previsto navegar a Svalbard, um arquipélago noruego ao norte do país, na sexta-feira pela tarde. Essa viagem tem sido cancelado.

Os passageiros de duas expedições agora estão autoconfinados de acordo com as regulações noruegas, disse Hurtigruten.

"A segurança e o bem-estar de nossos passageiros e tripulação é a prioridade número um", disse Hurtigruten no comunicado. "Todos os membros da tripulação são monitorados de perto e revisados diariamente."

O MS Roald Amundsen teve duas expedições ao Ártico, uma em 17 de julho com 209 passageiros, e outra em 24 de julho com 178 passageiros a bordo.

Em 27 de julho, a Agência Européia de Segurança Marítima publicou diretrizes para a retomada dos cruzeiros na União Européia e os países do Espaço Econômico Europeu. Nelas se estabelece que "os operadores de cruzeiros devem garantir que os cruzeiros não propõem riscos inaceitáveis para a saúde dos passageiros, o pessoal e o público em general, em particular quando se comparam com outros tipos de pacotes de férias".

Back to top