Cruzeiros em EUA poderão navegar, mas com condições

02 de Novembro de 2020 11:01am
Redação Caribbean News Digital Portugues
Cruzeiros-EUA

As autoridades federais de saúde dos Estados Unidos emitiram novas regras que permitirão que os grandes cruzeiros voltem a navegar em águas do país, ainda que não de imediato.

Entre os requisitos estabelecidos pelos Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças, está que os proprietários dos barcos devem fazer provas a todos os passageiros e à tripulação ao princípio e ao final de todas as viagens, ilmitadas a sete dias.

Em meados de março, os CDC ordenaram aos cruzeiros que deixassem de navegar para os portos estadunidenses porque vários brotes convenceram às autoridades de que os barcos eram calderos potenciais de infeção. A ordem foi renovada várias vezes, e a última renovação expirarou este sábado.

Para retomar o transporte de passageiros, as companhias têm que demonstrar que contam com procedimentos para provar, pôr em quarentena e isolar aos passageiros e a tripulação. Terão que construir laboratórios de provas em todos os barcos, e fazer seus próprios arranjos para isolar ou pôr em quarentena aos passageiros em terra se é necessário. Dantes de que se lhes permita zarpar, terão que realizar viagens de prova com voluntários que façam de passageiros que se enfermen, segundo o CDC.

O CDC desenvolveu os critérios com a contribuição do Grupo de Trabalho sobre o Coronavirus da Casa Branca, disse um porta-voz da agência.

A agência de saúde disse que poderia impor limites à capacidade de passageiros, mas o marco não especifica nada.

A ordem original de não navegar foi influenciada por um brote no Diamond Princess a princípios deste ano, que resultou em mais de 700 pessoas positivase nove mortes reportadas. Ao menos 159 infectaram-se no Grand Princess, incluindo oito que morreram.

Em 13 de março, a Associação Internacional de Cruzeiros -um grupo comercial- anunciou que seus membros suspenderiam voluntariamente as operações. Mas identificaram-se ao menos 19 brotes em cruzeiros entre mediados de março e mediados de abril, segundo a nova ordem do CDC.

O documento do CDC é "um passo importante para que nossos barcos voltem a operar desde os portos dos Estados Unidos", disse Kelly Craighead, presidente do grupo comercial.

Back to top