Caribe: Duas Ilhas em Alerta por erupção vulcânica

04 de Janeiro de 2021 10:41am
Redação Caribbean News Digital Portugues
Monte Brigue (Tomada de YouTube)

Os servidores públicos de duas ilhas do Caribe emitiram alertas na corrente de ilhas de San Vicente e as Granadinas, lar a mais de 100 mil pessoas, enquanto os cientistas apressavam-se a estudar a atividade renovada de vulcões inativos durante décadas .

Assim, o governo elevou a laranja o nível de alerta para o vulcão A Soufriere, o que indica que poderia entrar em erupção em 24 horas, e recomendou que as pessoas que vivem perto abandonem seus lares de imediato.

A Soufriere começou a arrojar cinzas junto com gás e vapor, além da formação de uma nova cúpula vulcânica causada pela lava que chega à superfície da Terra, disse a Agência de Manejo de Emergências de Desastres do Caribe. Uma erupção da Soufriere em 1902 matou a mais de mil pessoas.

As autoridades da ilha caribenha de Martinica, um território francês de ultramar, também estão observando o vulcão Monte Brigue após que os tremores se fizeram mais frequentes no mês passado, quando as autoridades emitiram uma alerta amarela devido à atividade sísmica embaixo da montanha.

Essa é a primeira alerta deste tipo emitida desde que o vulcão entrou em erupção por última vez em 1932, disse a Associated Press Fabrice Fontaine, do Observatório Vulcanológico e Sismológico de Martinica.

Os cientistas têm dito que o aumento simultâneo da atividade da Soufriere e Mount Brigue não está relacionado.

Segundo os experientes, a atividade é evidência de que o magma se esconde sob terra e se filtra para a superfície, ainda que agregou que os cientistas ainda não têm um muito bom entendimento do que controla a rapidez com a que isso sucede.

Dezessete dos 19 vulcões vivos do Caribe oriental estão localizados em 11 ilhas, e os dois restantes baixo o água cerca da ilha de Granada, incluído um chamado Kick 'Em Jenny, ativo nos últimos anos.(Fonte: The Independent em Espanhol)

Back to top