Covid-19 em Costa Rica: aumento de casos detém reapertura

22 de Junho de 2020 7:50pm
Redação Caribbean News Digital Portugues
Costa Rica

O governo de Costa Rica revertiu as medidas de reapertura que tinham começado a se implementar recentemente no país, após um inesperado aumento de casos de coronavirus nessa nação centroamericana, segundo reportes recentes do ministro de Saúde, Daniel Salgas.

É por isso que não irão-se reabrir shoppings nem igrejas, se manterá só a entrega a domicílio em restaurantes e se aplicará uma restrição ao tráfico vehicular, além de que se suspendeu a final do torneio de futebol local, programada para o domingo, quando se celebraba em O Dia do Pai, disse Salas.

A decisão tomou-se depois de contabilizar um máximo de 119 novos casos de coronavirus num só dia, para um total de 2,058 contágios e 12 decesos relacionados ao novo vírus surgido em China no final do ano passado.

“Este não é um número para pensar que não passa nada e que podemos seguir com a abertura”, disse o ministro de Saúde.

“As lojas e os shoppings, atividade em praias, igrejas e o resto de atividades terão que esperar a que tenhamos uma diminuição sustentada de casos”, acrescentou, sem dar uma expectativa de quando poderia ser dado esta redução.

As medidas de reapertura, anunciadas faz só em uns dias, buscavam regressar ao país, cuja economia recae em boa medida no turismo, a certa normalidade de maneira escalonada.

Conquanto Costa Rica tem um dos níveis de contágios mais baixos da região, o continente americano se converteu no novo epicentro da pandemia no mundo e acumula quase a metade de infetados e falecidos relacionados com o vírus no planeta todo.

 

Back to top