Espanha perde mais 8,5 milhões de turistas por causa da Covid-19

03 de Agosto de 2020 6:10pm
Redação Caribbean News Digital Portugues
España-Turismo-Covid

(Euronews) - Previa-se que a crise do novo coronavirus ia afetar seriamente a um dos setores mais importantes da economia espanhola, mas a publicação dos números oficiais tem mostrado com crudeza o devastadora que está a ser a pandêmia para o turismo de Espanha.

Segundo os dados publicados nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, só em junho deixaram de viajar a essa nação européia uns 8,6 milhões de turistas com respeito a 2019.

E é que, em junho desse ano, visitaram Espanha 8,8 milhões de estrangeiros, e este junho, só 200 mil, o que se traduz numa queda de quase o 98 por cento.

Traduzido em despesa, Espanha tem perdido em um mês, com respeito ao ingressado noo ano passado nove mil 500 milhões de euros, ao passar de nove mil 700 milhões de junho de 2019 aos 133 de 2020, isto é, um 98,6 por cento menos. Se contamos todo o que vai de ano, a perda de rendimentos do turismo ascende a 28 mil 640 milhões.

O estado de alarme vigente em Espanha até 21 de junho ou o brusco descenso de turistas desde Reino Unido, principal emissor, são algumas das razões que explicam um desplome que não se prevê melhore em agosto. O escasso número de hotéis abertos e sua baixa percentagem de ocupação são uma clara mostra disso.

Precisamente nesta segunda-feira, Espanha solicitava à Comissão Européia 20 mil milhões de euros de seu programa SURE, com os que poder financiar tanto os ERTE (expedientes de regulação temporária de emprego) como o cesse de atividade dos autônomos.

O programa SURE, dotado de 100 mil milhões de euros, foi criado para lutar contra uma pandêmia cujos efeitos, já se está a ver, e não são só sanitários.

Back to top