Europa começa a se abrir fronteiras aos viajantes e ao turismo

18 de Maio de 2020 5:23pm
Redação Caribbean News Digital Portugues
FronteirasEuropa

Alguns países em diferentes continentes estão dando os primeiros passos para a reapertura de suas fronteiras, num primeiro sinal de esperança para a indústria turística, virtualmente fechada desde que aparecesse o primeiro brote de coronavirus em Europa e começassem a estabelecer-se restrições de mobilidade e proibição de viagens entre as estratégias de contenção da pandemia.

Em Europa, na semana passada Eslovênia proclamou o fim de seu brote da Covid-19 e reabriu suas fronteiras para os viajantes regionais de qualquer um país da União Européia. Qualquer residente de terceiros países, não pertencentes ao bloco européia, deve permanecer em cuarentena durante duas semanas à entrada. Também os países bálticos de Estônia, Letônia e Lituânia abriram suas fronteiras em a sexta-feira passada em a semana passada.

Áustria e Alemanha também começaram a aflojar os controles durante o fim de semana, abrindo pontos de cruze fronteiriço com França e Suíça. Assim mesmo, após dois longos meses, os controles fronteiriços muito criticados entre Alemanha e Luxemburgo também foram abolidos durante o fim de semana, por decisão prévia do Ministro do Interior alemão, Horst Seehofer.

Itália disse na sexta-feira que abriria suas fronteiras aos residentes da UE em junho. E Grécia assegurou que espera reabrir para o turismo internacional em 1 de julho.

Islândia afirmou que dará as boas-vindas aos turistas em 15 de junho, ainda que os viajantes devem aceitar realizar uma prova Covid-19 à chegada, ou se pôr em cuarentena durante duas semanas.

Em Espanha, segundo o ministro de Transportes, Mobilidade e Agenda Ubana José Luis Ábalos, o turismo internacional se reativará no final de junho. Em concreto, poderão voltar livremente ao país quando os residentes possam ser mobilizado entre províncias. Algumas comunidades autônomas espanholas ao igual que Portugal têm anunciado planos para abrir suas praias em junho.

O ministro de Transportes, confia em que a atividade turística possa ser reiniciado no final de junho e tem sublinhado que os estrangeiros poderão entrar em o país livremente quando os espanhóis também possam ser movido entre províncias.

Nas Américas, alguns destinos de praia em México também planejam abrir em junho. E Southwest Airlines anunciou que retomará os vôos desde várias cidades dos Estados Unidos a Cancún.

A União Européia tem alentado aos países com taxas similares de infecções por coronavirus e sistemas de saúde comparativamente fortes para abrir fronteiras entre sim.

Em outras partes do mundo, alguns países também estão buscando borbulhas de viagem" regionais como um primeiro passo para a reapertura do turismo.

Austrália e Nova Zelândia, que têm tido brotes relativamente leves, estão falando de uma possível "borbulha trans-Tasmania", onde a gente poderia ir livremente entre Austrália e Nova Zelândia, e sem cuarentena, segundo informações divulgadas por meios locais.

 

 

Back to top