Comemorar-se-á uma nova edição dos Prêmios Excelências Cuba

17 de Janeiro de 2020 2:01pm
Redação Caribbean News Digital Portugues
premios-excelencias-2020

Os Prêmios Excelências Cuba chegam a uma nova edição e, por esse motivo, José Carlos De Santiago, presidente do Grupo Excelências, criador desses prêmios, juntamente com o correspondente permanente de Excelências em Cuba, Jorge Ignacio Coromina e Alexis Triana, editor da Revista Arte por Excelências realizou uma reunião com a imprensa na quinta-feira, 12 de janeiro, no Centro Cultural de Avenida 31 e Rua Dois, no município de Plaza de la Revolución, em Havana.

A esse respeito, o Sr. De Santiago disse que são prêmios criados para reconhecer o trabalho pessoal e também instituições cujas ações resultaram em um bem social e até então não haviam sido reconhecidas publicamente.

"Para nós, foi um grande orgulho ter premiado personalidades como Carilda Oliver Labra, Omara Portuondo ou a Brigada Henry Reeves", disse o presidente do Grupo Excelências.

Entregues pela primeira vez na Espanha, há 15 anos, e depois trazidos para Havana há nove anos, esses prêmios marcaram um antes e um depois no trabalho de muitos dos vencedores.

“Em 2005, durante a Fitur, feira que reúne a grande maioria das empresas do setor de turismo, ministérios, países e personalidades de toda a América Latina, nasceram os Prémios Excelências, o que foi um verdadeiro desafio”, afirmou José Carlos De Santiago para os presentes.

O presidente do Grupo Excelências também disse que um dos novos elementos para a seleção dos prêmios este ano - mais de 200 candidaturas foram recebidas - é que a população em geral terá a oportunidade de votar on-line pelos seus candidatos favoritos o que adiciona emoção adicional ao processo de seleção do júri.

Para esta nona edição dos Prêmios Excelências Cuba, ocorrerão uma cerimônia oficial e uma gala artística na Sala Avellaneda do Teatro Nacional, no dia 12 de fevereiro às 20H30.

70 candidatos do setor de turismo e gastronomia estarão presentes; saúde pública e esportes; arte e cultura e o mundo do motor, de mais de 200 propostas recebidas, em um evento que ocorre anualmente após dos Prêmios Internacionais Excelências na FITUR Madrid, a segunda feira de turismo do mundo e a primeira na América Latina, onde Cuba fosse distinguido como destino seguro.

Em Havana, a cerimônia acontecerá como parte de um show de luxo, de artistas nomeados como Alain Pérez e sua orquestra, o Balé Revolution e Rocland, a cantora Ivette Cepeda, Ethiel Failde e sua orquestra Miguel Failde, além de vencedores em edições anteriores, entre as quais a incomparável Omara Portuondo e Haila María Mompié, todas sob a direção artística de Carlos Figueroa, fundador e diretor da Casa Guayabera em Sancti Spíritus.

O Prêmio Internacional Excelências fazerá quinze anos se outorgar na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR) em 22 de janeiro, quando o ciclo de entrega anual começa e será concedido como Excelência Turística, Excelência Gourmet e Prêmio Especial a personalidades e projetos de mais de vinte países da América Latina.

Back to top