Chegou a Cuba o presidente dos Estados Unidos da América Barack Obama

20 de Março de 2016 5:58pm
editor
Chegou a Cuba o presidente dos Estados Unidos da América Barack Obama

No aeroporto internacional José Martí foi recebido pelo chanceler cubano Bruno Rodríguez Parrilla, o embaixador cubano nos Estados Unidos José Ramón Cabañas e o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos, Jeffrey DeLaurentis

A Praça de Armas recebe o presidente Barack Obama

O presidente dos Estados Unidos da América, Barack H. Obama, chegou a Cuba em uma visita oficial pelo Terminal 1 do aeroporto internacional José Martí.

No aeroporto internacional José Martí foi recebido pelo chanceler cubano Bruno Rodríguez Parrilla, o embaixador cubano nos Estados Unidos, José Ramón Cabañas e o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos, Jeffrey DeLaurentis.

O presidente estadunidense chegou a Cuba acompanhado de sua esposa Michelle Obama e suas filhas Malia e Sasha, bem como membros do seu gabinete e senadores republicanos e democratas.

Desta forma, Barack Obama converte-se no primeiro presidente que visita a nação antilhana depois de 88 anos. Anteriormente só o fez Calvin Coolidge, quem desembarcou em Havana em janeiro de 1928 para participar da 6ª Conferência Pan-americana.

A chegada de Obama a Cuba produz-se 15 meses depois do anúncio do processo de restabelecimento das relações entre ambos os países, em 17 de dezembro de 2014, pelo presidente cubano Raúl Castro e o mandatário estadunidense Barack Obama.

Algumas das visitas de alto nível que se têm produzido desde essa data até hoje são as do chanceler cubano Bruno Rodríguez Parrilla a Washington, em 20 de julho de 2015, e a do secretário do Estado John Kerry a Cuba, em 14 de agosto desse mesmo ano.

Outras figuras de alto perfil como a secretária do Comércio, Penny Pritzker e o secretário da Agricultura, Tom Vilsack, bem como governadores de importantes estados e empresários estadunidenses, visitaram nosso país entre 2015 e 2016.

O quadragésimo quarto presidente dos Estados Unidos cumprirá em Cuba uma agenda que compreende, no dia de hoje, um encontro com o pessoal da embaixada do seu país e um percurso pela Catedral de Havana — onde será recebido pelo cardeal Jaime Ortega Alamino, arcebispo da Arquidiocese de Havana — a Praça de Armas, o Museu da Cidade, a Praça Velha e a Praça de São Francisco de Assis.

Durante sua visita, o presidente visitará o Memorial José Martí, terá reuniões com empresários o trabalhadores independentes cubanos e terá conversações oficiais com o presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, general-de-exército Raúl Castro Ruz, no Palácio da Revolução.

Na última jornada, o presidente norte-americano proferirá um discurso no Grande teatro Alicia Alonso — outrora Grande Teatro de Havana— e se espera que participe no jogo de beisebol entre o Tampa Bay Rays das Major Leagues dos Estados Unidos e a seleção nacional de Cuba, no estádio Latinoamericano, em Havana.

 


 

Back to top