Cuba e Portugal fortalecem vínculos comerciais

08 de Maio de 2018 2:53pm
coordinador
Cuba e Portugal fortalecem vínculos comerciais

Funcionários de Cuba e Portugal subscreveram dois convênios de asseguramento comercial e em matéria de geologia y minaria, no contexto de um Foro de Negócios bilateral que tive lugar em Havana.

Os documentos assinados são dois memorandos de entendimento, um deles dirigido ao asseguramento das operações comerciais entre a cubana Financeira Cimex e seu par português SIBS International, e o outro ao setor geológico-mineiro.

Trás a rubrica de ambos os documentos, o ministro português de Economia, Turismo e Indústrias, Manuel Caldeira, expressou que as relações entre ambos países se fortalecem cada dia e criam novas oportunidades de negócios.

Cuba e Portugal são "dois governos que trabalham muito bem de conjunto", afirmou o Caldeira, que esta segunda-feira dialogou também com o vice-presidente cubano do Conselho de Ministros, Ricardo Cabrisas, e lhe ratificou a vontade de Lisboa de estreitar os laços económicos bilaterais e vincular às empresas portuguesas em projetos de investimento conjuntos.

Pela sua parte, o vice-ministro primeiro do Ministério de Comercio Exterior e Investimento Estrangeiro de Cuba (Mincex), o António Carricarte, ponderou a troca de tecnologia e conhecimentos que ambos os convênios representam para o país caribenho.

Ele ressaltou que Portugal tem um desenvolvimento muito importante no referente a prospecção no levantamento geológico com tecnologias avançadas, e que o convênio entre as entidades financeiras pode prover experiências para o mercado industrial e o comercio em geral de Cuba.

Durante o Foro, o diretor de negócios da Área Especial de Desenvolvimento Mariel, Oscar Pérez, explicou para as visitas as potencialidades e os principais projetos de investimento de esse importante encrave económico, localizado uns 45 quilômetros ao oeste de Havana. 

Back to top