Febre do futebol mundial inunda a Rússia com turistas

13 de Junho de 2018 2:39pm
coordinador
Febre do futebol mundial inunda a Rússia com turistas

Um rio interminável de viajantes de todos os cantos, para quem o globo da terra é uma bola de futebol, inunda desde o início deste mês os aeroportos de Moscou, na Rússia, sede da Taça do Mundo XXI.

A febre do futebol, o esporte apropriadamente chamado das multidões, varre o planeta, mobilizando centenas de milhares de fãs para os estádios russos, onde 32 equipes classificadas se enfrentarão.

Considerado o maior e mais importante evento esportivo mundial, a cobiçada Taça FIFA 2018, que será realizada de 14 de Junho a 15 de julho promete para lançar rendas bilionárias com as entradas de visitas para o país sede de mais de 600.000 visitantes estrangeiros, de acordo com analistas internacionais.

No entanto, a Agência Federal de Turismo estima que até um milhão de turistas estrangeiros possam chegar à Rússia neste período.

McKinsey tem estimado em cerca de 15 000 milhões de dolares a contribuição do Mundial ao Produto Interno Bruto (PIB) russo ", superando o impacto dos campeonatos similares no Brasil, África do Sul, Alemanha e Coreia do Sul, e colocando a Rússia no segundo lugar atrás do Japão ".

Espera-se que os hotéis e restaurantes das cidades anfitriãs sejam cheios de estrangeiros e dos quase 700 mil russos esperados nos jogos, segundo a BBC.

O fluxo de visitantes estrangeiros aumentou desde 2 de junho, data indicada para permitir a entrada na Rússia sem a necessidade de visto para todos os portadores de ingressos para os jogos da Taça do Mundo, outra iniciativa que estimula o turismo.

E o engraçado é que o maior número de visitantes estrangeiros vêm dos Estados Unidos, apesar de não estar entre as 32 eliminatórias, de acordo com um estudo realizado pela pesquisadora mundial ForwardKeys, que baseia suas previsões na análise de 17 milhões reservas diárias.

Em seguida estão Brasil, Espanha, Argentina, Coréia do Sul, México, China, Reino Unido, Alemanha e Egito, como os países com maior número de viajantes "infectados" pela febre do futebol.

Este resultado pode parecer surpreendente, porque os Estados Unidos não se qualificou para o final, mas o interesse no esporte tem crescido muito desde a Taça do Mundo de 1994, quando era o país anfitrião, disse Olivier Jager, CEO da ForwardKeys.

Como resultado, ele acrescenta, haverá quase o dobro de americanos que os brasileiros na Rússia durante a Taça do Mundo.

Segundo o estudo em si, o alto comparecimento dos norte-americanos à Taça do Mundo reflete o fato de que os Estados Unidos são o maior mercado emissor do mundo e possuem um importante segmento latino em sua população.

Apenas algumas horas antes da abertura da Copa do Mundo, a temperatura do futebol aumenta em todo o mundo e além ... Sim, porque mesmo do espaço exterior vieram imagens de um jogo de futebol incomum.

Uma nave espacial Soyuz entregou uma bola oficial da FIFA 2018 à Estação Espacial Internacional, onde dois cosmonautas organizaram um jogo improvisado em gravidade zero.

O estudo da McKinsey prevê um efeito positivo para o turismo russo nos próximos cinco anos.

"Eu acho que o Mundial vai aumentar em 10% o turismo para Moscou", aumentando em cerca de 250 milhões de dolares a renda fiscal anual da cidade, disse ao canal de TV RBK russa o prefeito da capital, Sergey Sobyanin.

As praças e principais avenidas comerciais de Moscou, assim como as lojas e restaurantes, são decoradas com motivos alusivos à Taça do Mundo.

A plataforma de aluguel de moradias da Airbnb relatou que cerca de 177.000 pessoas procuraram por acomodação através de seu site.

Embora a empresa não divulgasse dados de preços, uma agência de notícias descobriu que os valores cobrados na plataforma e no site de reservas hoteleiras Booking eram de duas a três vezes maiores do que em Maio.

Brasil, Uruguai, Colômbia, Argentina, Peru, México, Costa Rica e Panamá, que estréia nesses conflitos, são os países que vai ficar os fãs de América Latina e do Caribe em cada um dos seus jogos e eles vão pular de alegria antes de cada gol marcado, seja nos estádios ou diante das centenas de milhares de telas de televisão que despertarão o Hemisfério Ocidental cedo seis horas.

O sonho dos brasileiros - cinco vezes campeões mundiais, únicos nesse pedestal - será apagar o desastre contra a Alemanha há quatro anos em seu próprio território; o argentino Lionel Messi, talvez o jogador mais famoso e admirado do mundo, tentará conquistar a única coroa que falta em seu trono.

Turismo mundial vai cruzar por um mês a senda do mais universal dos esportes e, juntos contriburão para enriquecer o espétaculo e suas atrações, para uma competição inspirada em desfrutar de férias, cultivando corpos e mentes saudáveis.

Back to top