Festa do Fogo matiza com seu feitiço para Santiago de Cuba

05 de Julho de 2018 12:43pm
coordinador
Festa do Fogo matiza com seu feitiço para Santiago de Cuba

Quem prestam atenção durante estes dias à edição 38 do Festival de Caribe ou Festa do Fogo que recolhe em julho as visitas de vários países e em cada ocasião é dedicado a uma nação da área caribenha, neste caso o Porto Rico, eles não podem fazer sem do prazer da coloração que qual arco-íris tinge de luz vital, transmite felicidade e dispõe surpresas.

Esta cita cultural acentua na cidade oriental cubana o inigualável sabor do rum autêntico, o charme da mistura de europeu e raças africanas, a cadência dos tambores batá, o som da corneta chinesa, porque o Santiago de Cuba é música, puro ritmo que faz balançar os quadris de quadris e mover cinturas.

Ruas e praças conheçam esses movimentos rítmicos, as paredes das suas construções contam histórias, o aroma de seu café é um néctar que se encanta. Mas também constitui o único município na Ilha que tem três dos 10 bens reconhecidos por UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

As notáveis condições tem-las o Castelo de San Pedro de la Roca, a Paisagem Arqueológica das Primeiras Plantações de Café no Sudeste de Cuba, ambos declarados na categoria de Bem Cultural em 1997 e os 2000, respectivamente, como também a Tumba Francesa Caridade de Oriente declarada na categoria de Bem Imaterial pelo ano 2003.

Eles são razões válidas durante todos os anos serem a sede do Festival do Caribe ou Festa do Fogo. Esta edição 38 tem lugar dos três para nove de julho e aproximadamente 700 participantes de 22 países chegaram, entre eles mais de 200 assistentes da nação boricua.

De Porto Rico trará seu talento e repertório popular o cantor e compositor Andy Montañez que oferecerá um concerto no Teatro Heredia junto à orquestra cubana Karachi, em o que é predito como um dos grandes espetáculos desta cita cultural caribenha.

Mas não única música estará entre as manifestações principais da arte, também ocuparão um espaço excelente as artes plásticas que renderão homenagem a Eduardo Roca (o Choco), Prêmio Nacional de Artes Plásticas 2017, na ocasião que haverá mais de 300 exibições pessoais e coletivas.

Espaço dedicado à investigação, o colóquio O Caribe que os une e o Workshop Internacional de Religiões Populares no Caribe são eventos onde se unem o estudo, a procura e a exibição de aspectos importantes da cultura, as tradições, os ritos e convicções. Para este último, o tópico central será Religiões locais populares, globalização e diversidade.

Celebrado ininterruptamente durante 38 anos, o Festival do Caribe constitui um evento de cultura popular e tradicional de grande relevância na área onde assistem explicadores das expressões mais autênticas nesta região geográfica.

A Casa do Caribe, promotora desta festa, tem legitimado e exaltado de fundamentos acadêmicos as práticas das pessoas - que não pela sua simplicidade eles partem de serem menos valiosas para o longo e largo de uma área geográfica historicamente excluída -, por meio de eventos, publicações periódicas e outras ações que enobreceram vivências diárias, experiências como canções típicas, danças, toques de tambor e prece para os santos que os seus avós adoraram, muitos deles velhos escravos.

Esta Casa promove projetos de investigação sobre a Cultura Tradicional Popular e os Sistemas Mágicos Religiosos e se declara para o estudo da história e a cultura caribenha, além das formas de mostrar-se na maior das Antilhas.

Santiago de Cuba, sede desta importante Festa do Fogo, foi fundada pelo conquistador espanhol Diego Velázquez de Cuellar o 25 de julho de 1515, dia em que são feitas as festas em honra de Santiago Apóstolo e debaixo da sua prece se estabeleceu a sede do governo na Ilha lá.

Conforme investigações e documentos históricos a Vila de Santiago era estabelecida tendo como ponto de referência o lugar onde no momento é o parque Céspedes e já em 1522 alcançou a categoria e gama de cidade.

Descobrir os charmes da sede do Festival do Caribe será sem dúvidas outra das atratividades com que os participantes contarão neste compromisso importante.

Muitos lugares de interesse, música, rum, tabaco, bondade distribuída pelas suas pessoas, isso e muito mais distingue aquele Destino turístico que os assistentes para a Festa do Fogo terão a oportunidade para descobrir.

Back to top