Turismo dá à Rússia vitória dourada em mundial de futebol

20 de Junho de 2018 3:04pm
coordinador
Turismo dá à Rússia vitória dourada em mundial de futebol

Separados poucos dias do começo da copa do mundo de Futebol, Rússia assegura uma medalha de ouro para o fluxo de visitas estrangeiras e o movimento de viajantes nacionais, aeroportos abarrotados, níveis altos de ocupação de hotel e rendimentos por quarto.

A febre futebolística ascende de nível como esses que se perfilam classificados na rota para o fim e as chegadas de fãs aumentam para Moscou e outras cidades sedes, para apoiar às suas equipes ou simplesmente desfrutar o maior espetáculo do mais universal dos jogos esportivos.

De acordo com as últimas cifras de ForwardKeys que prediz futuros padrões de viagem analisando 17 milhões de transações de reserva no dia, as ordens de assentos em vôos que vão para a Rússia estão no momento 50,5% superiores para igual data de ano passado.

Rússia poderia receber até um milhão de visitas estrangeiras durante a Taça de FIFA (de quatro de junho a 15 de julho) e até mesmo reter a outras dúzias dos milhares de visitas durante outras duas semanas, graças às instalações de visto concedidas aos assistentes ao evento.

Como mais próximo antecedente do impacto do turismo desportivo no gigante Euro-asiático os dados da Agência Federal de Turismo indicam que o país recebeu 1,6 milhões de visitas para os Jogos Olímpicos de inverno, celebrados em 2014, na famosa cidade turística de Sochi.

Como efeito posterior, o ano seguinte o número de turistas estrangeiros foi aumentado em 4%, equivalente a um milhão e meio mais de visitas.

Não só os estrangeiros impelem as rendas da indústria turística russa local, muitos russos -dezenas de milhares - cancelaram as suas férias para fora e eles decidiram ficar e agora eles viajam para as cidades sedes dos partidos da Taça e eles enchem hotéis, restaurantes e estádios. As reservas de saída da Rússia são 12,4% menor que aquelas de um ano atrás.

Embora seu real interesse é o futebol, muitos fãs planejam usar a Taça do Mundo como uma oportunidade para visitar a Rússia. As reservas prematuras de “noites” na Rússia para o período inteiro de entrada sem vistos é 39.6% superior para o período equivalente em 2017.

Outro fato curioso, revelado por ForwardKeys, é as elevações significativas nos níveis de visitas dos países não qualificados verdadeiros fãs do futebol. Nesta categoria os países que contribuem mais viajantes para a Rússia classificam os Estados Unidos, China, Hong Kong, Israel, Índia, Emirados Árabes Unidos, Paraguai, Canadá, Turquia e África do Sul.

Para eles o pesquisador de viagens Caiaque projetou uma ferramenta nova para ajudar os fãs aflitos de países não classificados para achar uma equipe adotiva ao que dedicar aplausos. 

Kayak Matchmaker é uma ferramenta on-line na que faz perguntas ao potencial viajante onde ele quer celebrar a vitória suposta de sua equipe adotada, em que cidade e até qual seria o lugar e tipo de jantar favorito.

Depois de combinação rápida de partidos e resultados, o viajante tem seu destino perfeito para a Taça Mundial e a opção de procurar vôos até lá obter a melhor oferta e até a oportunidade de ganhar uma viagem.

Entre outros beneficiários do míni boom turístico de Rússia também destacam os aeroportos.

CheapOair.com, uma agência focalizada em viagens aéreas, informou que seus dados de reservas mundiais revelam um incremento de 331% na demanda de vôos que vão para aeroportos de Rússia até meio do mês de julho.

Entre os aeroportos selecionados figuram de Adler / Sochi (AER); Moscou (SVO); Moscou Domodedovo (DME); Nizhny Novgorod (GOJ); Kaliningrado (KGD); Kazan (KZN); St. Petersburgo (conduzido); Rostov (ROV); Ekaterinburgo (SVX); Volgogrado (VOG).

Apesar do alto custo das passagens para a Rússia, os viajantes americanos ($1326), os espanhóis ($541) e canadenses ($1624), eles somam 30 por cento dos seus passageiros em junho e julho.

Por outro lado, os hotéis russos são de festa com um sólido crescimento de ocupação e rendas por noite.

A firma STR Tourism Economics predize que a indústria hoteleira terá um crescimento em suas rendas por quarto disponível de entre 20% e 30% durante junho e julho de 2018.

Também, o nível de ocupação estará perto de 80 por cento, graças a um crescimento de entre 8% e 10% por cento nos meses da taça do mundo.

Em um comentário em todos estes resultados, afirmou Olivier Jager, CEO de ForwardKeys, que "independentemente do que passe no terreiro de jogo, da perspectiva da visita, Rússia é já uma vencedora."

Back to top