Eusebio Leal: sua excelência sempre permanecerá

31 de Julho de 2020 4:02pm
Redação Caribbean News Digital Portugues
Eusebio Leal e sua Havana no fondo

Um dos intelectuais cubanos mais importantes morreu. O Grupo Excelências, do qual ele foi colaborador e amigo, lamenta uma perda tão irreparável e nos convida a relembrar um dos momentos mais importantes de nosso relacionamento: o #Excelence Award que foi conferido a ele por seu trabalho incansável.

Excelencias Awards: A excelência do Eusebio Leal

Excelencias Award a Eusebio Leal
José Carlos de Santiago entrega o Prêmio Excelências a Eusebio Leal

Por: Jorge Fernández Era

Andar em Havana é o que nós, que diariamente vamos trabalhar ou estudar todas as manhãs, aqueles que refazem as avenidas para voltar para casa e não saírem até amanhã, ou respiram fundo antes de ir a qualquer lugar para matar o tédio. Andar em Havana também é o que aqueles que já estão aposentados não querem se fechar entre quatro paredes, e até mesmo aqueles que vagam sem rumo e semeiam sua preguiça em todos os cantos da cidade.

Mas Andar La Habana teve a distinção de anos atrás dada por aqueles que a conhecem como nenhuma outra e nos ensinaram a amá-la, apesar do fato de que não é mais a cidade que era e ameaça nem mesmo ser a que sonhamos. Eusebio Leal é o nome dele. Poucas pessoas têm a felicidade, como ele, de saber que são reverenciadas da mesma forma por trabalhadores, estudantes, aposentados, e por pessoas preguiçosas que atacam seu verbo.

A capital tem sido diferente desde que ele começou a passear. A palavra historiador perdeu o significado acadêmico e foi nutrida por sinônimos: mobilizador de almas, salvador utópico, milagreiro. Fachadas, muros, varandas da capital são outros quando Eusébio Leal insiste em resgatá-los, e mesmo quando ele não pode fazê-lo, ele nos conta sua história.

Quando o Grupo Excelencias concedeu ao Escritório do Historiador da Cidade um de seus prêmios anuais- os mesmos que serão entregues em breve em sua amada cidade de San Cristóbal e Madri em sua edição de 2015 - era um segredo aberto que o A distinção tinha nome e sobrenome e pertencia à justiça de quem detém o melhor reconhecimento de ver em sua Havana ou Cuba todos os frutos de sua paciência.

Autor de livros, brochuras, ensaios, prólogos e artigos essenciais sobre história, restauração e museologia publicados em todos os lugares, ele também é o orador que deixa todos que ouvem suas palestras ou que escutam com a boca aberta para participar de conversas simples. A loquacidade se transforma em master classes.

E é que sua sabedoria apenas ignora a existência do monumento que já está erigido à sua figura nos corações de todos os cubanos e que um dia ele subirá em uma daquelas ruas pelas quais Eusébio caminha todos pa dias assim ... como se nada.

Back to top