Halloween: 8 destinos para quem desfrutam o medo

26 de Outubro de 2020 3:45pm
Redação Caribbean News Digital Portugues
Halloween

Halloween ou a Noite das Bruxas, é uma das festas típicas, nascida das antigas tradições celtas, mas estendida já ao mundo todo. Suas raízes estão vinculadas com a comemoração do Samhain e a festividade cristã do Dia de Todos os Santos, e em cada ano se celebra na noite de 31 de outubro.

Se tratar de um festejo secular, ainda que alguns consideram que possui uma profundidade religiosa. Os imigrantes irlandeses transmitiram versões da tradição a América do Norte durante a Grande Fome Irlandesa.

A internacionalização de Halloween produziu-se no final dos anos 70 e princípios dos 80 do século XX, graças ao cinema e às séries de televisão. E como se lhe associa indissoluvelmente ao terror e os ambientes macabros, cheios de medo e personagens escalofriantes, pois há muitos destinos turísticos que têm explodido condições existentes ou têm criado atmosferas próprias para atrair aos visitantes nessa data.

Alguns desses destinos se voltaram muito populares e têm grandes atrativos turísticos para quem lhes chama a atenção este tipo de celebração cheia de mistério, lenda, tragédia e medo... para se divertir.

Por outro lado, a crescente popularidade de Halloween tem produzido todo um mercado ao redor da festividade de grandes e garotos. Disfarces, festas, decorações especiais e comidas nas que predominam as cores laranja e negro.

Caribbean News Digital recomenda estes 8 lugares que não te deves perder para passar um Halloween em companhia de teus familiares e amigos. Igual, se não pudesses os visitar este 31 de outubro, qualquer uma data do ano é boa para conhecer e adquirir cultura.

Castelo do Conde Drácula (Rumania)

Halloween-Castelo-Conde-Drácula

De obrigada visita se viajas a Rumania, este castelo fica exatamente em Transilvania, rodeada pelos Montes Cárpatos e a onde chegam os turistas atraídos pela lenda desta fortaleza medieval, que ainda se conserva em bom estado.

Durante o percurso por este lugar, o turista conhecerá o pátio central, a sala da chancelaria com móveis europeus renacentistas, o dormitório real, a sala da música, torres e torreones.

A história gira em torno de Vlad, o príncipe de Valaquia, que se voltou famoso pela forma como matava a seus inimigos, a quem mandava a empalar enquanto almoçava. Ao que parece estes atos não sucederam ali, nem Vlad viveu ali. No entanto, a lenda se popularizou porque supõe-se que neste lugar ele foi capturado.

O castelo também é conhecido pela novela Drácula, do escritor irlandês Bram Stoker, quem nunca viajou a Transilvania, mas que graças a suas investigações, os palcos nos que decorre a história de sua personagem são muito semelhantes a este lugar.

As Catacumbas de Paris (França)

Halloween-Las-Catacumbas-París

As paredes desta rede de túneis, de uns 300 quilômetros de extensão, estão forradas com os cráneos e os fémures de uns seis milhões de pessoas que, no século XVIII, foram levadas ali para combater as epidemias que assolavam à população por aquela época.

Hoje, por segurança, os visitantes têm acesso a só um quilômetro do que antigamente foram as canteras de Paris, onde o exército alemão construiu um búnker e ademais se utilizou como quartel geral pela Resistência durante a Segunda Guerra Mundial.

A entrada das Catacumbas fica a uns 5 minutos dos Jardins de Luxemburgo e à saída encontrará um almacén onde há infinidade de artigos, todos relacionados com este imenso osario.

Museu das Bruxas de Salem (Estados Unidos)

Halloween-Museo-Brujas-Salem

Salem, conhecida também como a “Cidade das Bruxas”, está localizada na costa do condado de Essex, no estado norte-americano de Massachusetts, ao norte de Boston.

Neste lugar o visitante pode encontrar a maioria das lendas e histórias, a respeito da prática da bruxaria. Uma muito peculiar, relata como uma vintena de jovens de Salem foram condenadas a morte ao ser julgadas por praticar este tipo de rituais.

Durante o percurso vêem-se os palcos, de tamanho natura, nos que há figuras representativas de todos os estereotipos ao redor da prática da bruxaria, desde a caça de bruxas, cerimônias satánicas, até o que se faz hoje em dia.

A Ilha das Bonecas (México)

Halloween-La-Isla-Muñecas

A Ilha das Bonecas é uma chinampa ou jardim flutuante na Lagoa Tezhuilo, localizada nos canais de Xochimilco, cerca do Estádio Azteca de Cidade de México, e é uma das principais atrações turísticas ao sul da capital mexicana.

Conta a lenda que o cuidador da ilha encontrou uma menina afogada nesta chinampa e pouco depois achou uma boneca flutuando no água, e a pendurou numa das árvores para honrar o alma da pequena.

Durante 50 anos, este senhor seguiu coletando e pendurando bonecas em todas as árvores da ilha, até que faleceu afogado nesta mesma lagoa. Agora é uma atração turística, com um fundo trágico.

Capilha dos Ossos (Portugal)

Halloween-Capilla-Huesos

Esta capilha contém os ossos de cinco mil pessoas que foram a parar neste lugar por pura necessidade. Durante o século XVI, os cemitérios da cidade de Évora, em Portugal, não dispunham a mais fosas, pelo que se exhumaram os ossos e se colocaram, utilizando alguma espécie de ieso cementoso, nas paredes e teto deste recinto sagrado, como pára que estivessem “mais cerca de Deus”.

“Nós, os ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”, reza a frase que se encontra à entrada da Capela dos Ossos e com a que se recebe aos visitantes que ali chegam.

A Cidade dos Mortos (Rússia)

Halloween-Ciudad-Muerta

Dargavs é uma antiga aldeia localizada em Osetia do Norte, ao sul de Rússia, a umas duas horas em avião desde Moscou. A curiosidade sobre o lugar é a lenda que a rodeia, segundo a qual quem ia ali não saía vivo, pelo que a gente da região evitava o visitar.

As 100 criptas que ali existem foram construídas em forma de refúgio, com tetos curvos e bicos agudos na parte superior, desenho típico da arquitectura Nakh. As mais antigas são do século XVI, onde se levavam os corpos das vítimas da praga que açoitou a zona por aquela época.

Ainda que é um lugar pouco visitado, este povo tem seu atrativo com suas casas brancas, no entanto, quando acedes a estas, só se encontram os restos humanos de quem foram deixados ali, com sua roupa e seus pertences.

Craco (Itália)

Halloween-Craco

A antiga cidade de Craco, localizada sobre uma colina de 400 metros de altura, na província de Matera, Itália, é agora um povo fantasmal em ruínas e abandonado por seus moradores, quem tiveram que sair de ali pelo perigo de derrube de suas casas por causa de vários tremores.

O circuito turístico neste povo desolado, que tem sido palco de vários filmes, permite percorrer suas ruas entre fachadas destruídas, casonas imponentes, igrejas antigas e as torres de um castelo localizado na cume, desde onde pode ser tomado fotos maravilhosas.

Bosque dos Suicídios (Japão)

Halloween-Bosque-Suicidios

Aokigahara é um bosque aos pés do Monte Fuji, também chamado “Mar de Árvores” e “Bosque dos Suicidas”, que se converteu, desde os anos 50 do século XX, num dos lugares preferidos pelos suicidas. O turismo limitou-se a umas zonas vigiadas, ainda que não se proíbe se adentrar no bosque.

Segundo os lugarenhos, este bosque é objeto de uma maldição onde habitam demônios, bestas, monstros, fantasmas e duendes. Atualmente é um lugar fantasmagórico, pois contam que as almas dos mortos deambulam por todo o lugar em busca de consolo.

Back to top