Pele de Tubarão: nova tecnologia de Lufthansa e BASF

10 de Maio de 2021 11:10am
Redação Caribbean News Digital Portugues
Lufthansa-BASF-Aeroshark (Foto Fly News)

O departamento de inovação tecnológica de Lufthansa Group, Lufthansa Technik, e a empresa química especializada em medioambiente BASF encontraram um sistema para melhorar a eficiência energética dos aeroplanos em vôo. A tecnologia, baseada na natureza, concretamente, na pele dos tiburones, reduzirá as emissões de CO das aeronaves.

Se tratar de AeroSHARK, um filme que imita a fina pele de tubarão e que se colocará na superfície exterior do aeroplano, melhorando sua aerodinâmica e reduzindo o consumo de combustível. Esta tecnologia se despregará em toda a frota de Lufthansa Carrego desde princípios de 2022, e posteriormente poderá ser estendido aos aviões de passageiros.

Com esta tecnologia, Lufthansa Technik estima uma redução da resistência aerodinâmica a mais de 1%. Numa frota de 10 aviões, isso se traduziria numa poupança anual de aproximadamente três mil 700 toneladas de queroseno e pouco menos de 11 mil e 700 toneladas de CO emitidas à atmosfera.

Pela sua vez, BASF centrou-se na criação um sistema duradouro e resistente, já que ao estar situado no exterior dos aviões terá que suportar circunstâncias extremas, como a exposição aos raios ultravioleta ou as flutuações de temperatura e pressão atmosférica.

Segundo tem explicado Christina Foerster, membro da Junta Executiva de Deutsche Lufthansa AG responsável pela sustentabilidade, esta nova tecnologia ajudará à companhia a conseguir seu objetivo de neutralidade climática para 2050. (Fonte: Tourinews)

Back to top