José Carlos de Santiago nomeado Sócio de honra da Associação de Botequineiros de Cuba

13 de Janeiro de 2019 12:01pm
maite
jose-carlos-de-santiago-miembro-asociacion-cantineros

O elegante Salão 1930 no Hotel Nacional de Cuba foi testemunha do grande fim do Oitavo Campeonato Nacional de Coquetelaria Havana Clube Fábio Delgado em Memória em 12 de janeiro. Dentro das premiações houve um momento muito especial.

O Presidente Nacional da Associação de Botequineiros de Cuba, Rafa Málem, entregou a carteira creditícia de sócio de honra da grande família de botequineiros cubanos para José Carlos de Santiago, Embaixador da Academia Ibero-americana de Gastronomia e presidente do Grupo Excelências.

De acordo com as palavras de Málem, o De Santiago tem doada a alma, o coração e a vida para apoiar à Associação. "Nós damos para ele esta nomeação pelas todas suas contribuições para a taberna cubana. Por favor, continue apoiando-nos."

Em outro momento assegurou que durante os 2018 se fortaleceu o laço fraternal entre a Associação e José Carlos de Santiago que doou "uma pequena taberna que nós colocamos em nosso local social em um pedestal e aquilo explica por que nós somos botequineiros e também ele nos deu o símbolo em cobre da Grande Loja Maçônica que tem a oração que nós também fizemos nossa: Fraternidade e Progresso" declarou o Presidente Nacional da Associação.    
Também se informou que no ano 2019 começarão projetos editoriais em equipe que, com um ritmo trimestralmente, dedicarão páginas para o quefazer da taberna cubana.

José Carlos de Santiago agradeceu aquela grande honra. "Eu sinto-me muito orgulhoso de ter recebido esta insígnia e carteira de identidade maravilhosa. Eu já tenho duas coisas de Cuba que me faz sentir mais cubano: minha carteira de identidade e agora minha identificação de botequineiro”.

Durante o ano 2019, Havana mostrará o título de Capital Ibero-americana de Coquetelaria, enquanto coincidindo com seu quinto centenário.

Com uma tradição de quase 100 anos, a taberna cubana deixou uma impressão inegável no consumo internacional de bebidas. Cuba tem dez coquetéis clássicos que fazem parte da pasta da IBA (Associação Internacional de Botequineiros para suas rubricas em inglês) e nas barras do mundo, o Mojito e o Cuba Livre têm sido reconhecidos como os mais vendidos e elaborados a nível global.    

 

Back to top