Papa Francisco realça positiva aproximação entre Cuba e os Estados Unidos

21 de Setembro de 2015 7:03pm
claudia
Papa Francisco realça positiva aproximação entre Cuba e os Estados Unidos

O Papa Francisco realçou como muito positivo a restauração de relações entre Cuba e Estados Unidos durante a missa campal oferecida neste domingo 20 de setembro na praça da Revolução de Havana.

Em sua primeira visita a Cuba, e a terça que faz um Papa à ilha, Francisco convidou ao mundo a deixar a um lado o *servilismo, como “se servem às pessoas, não às ideias”.

“Quem não vive para servir, não serve para viver”, afirmou em sua homilia o Sumo Pontífice, quem desde sua chegada à Praça cativou aos assistentes ao a percorrer quase completa, e inclusive se baixar a saudar a doentes e impedidos a pé.

O Papa, que convidou a “olhar” e “cuidar a fragilidade” dos ex protegidos, dos doentes e agoniados”, ofereceu uma missa secundado por uma imagem de Cristo e uma réplica da Virgem da Caridade, Patroa de Cuba, e cujo Santuário Nacional no oriental povo do Cobre tem previsto visitar nesta segunda-feira.

“Quem queira ser grande que sirva aos demais; não que se sirva dos demais”, assegurou o Papa Francisco em seu discurso, onde também teve palavras de alento para Colômbia, país ao qual exortou a não deixar de lado o processo de paz.

Centos de milhares de pessoas acompanharam a missa na praça da Revolução, enquanto outros milhões de cubanos seguiam-na ao vivo por vários canais de televisão e emissoras de rádio.

Mais 1.300 jornalistas estão acreditados para a visita de Francisco, quem neste domingo sustentará um encontro com o clero na Catedral de Havana, e depois com os jovens no Centro Cultural Félix Varela, localizado onde outrora se levantasse o Seminário de San Carlos, à beira da baía de Havana.

Havana encontra-se colmada de peregrinos chegados desde diferentes províncias em todo o tipo de transportes, e inclusive têm *arribado à maior cidade cubana centos de visitantes de outros países, muitos dos quais deixaram ver suas bandeiras durante a missa do Papa.

Sua Santidade seguirá viagem na terça-feira para os Estados Unidos, depois de visitar as cidades orientais de Holguín e Santiago de Cuba.

Back to top