Governo de Portugal aposta em Turismo Literário, Desportivo e LGBT

16 de Janeiro de 2020 12:29pm
Redação Caribbean News Digital Portugues
turimos-LGBT-Portugal

O Governo tem a previsão de encerrar o ano de 2019 com 18,1 mil milhões de euros de receitas turísticas, ultrapassando 2018 que registou 16,8 mil milhões. Turismo Literário, LGBT e Desportivo são as novas apostas deste Governo.

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, afirmou que "temos estimativa de fechar 2019 com 18,1 mil milhões de euros de receita turística".

Rita Marques acrescentou que "esperamos em 2019 superar o ano de 2018, que foi já um ano bom".

A responsável pela pasta do Turismo referiu ainda que, em relação às dormidas, a estimativa até dezembro de 2019 é de 70,2 milhões e, em relação ao número de hóspedes, estima-se "ficar muito próximo dos 27 milhões" no final do ano passado.

Em Setembro de 2019 "atingiu-se, pela primeira vez, os dois mil milhões de euros de receitas turísticas", explicou a secretária de Estado.

Referindo que "por cada cinco euros de receita gerada em Portugal, um euro é do turismo", Rita Marques sublinhou que os objectivos para 2020 são "o crescimento de 3,5% nas dormidas de estrangeiros na hotelaria e a redução da sazonalidade para 36,2% (-0,20%)".

Quanto aos desafios para o futuro, a governante destacou "o reforço das rotas aéreas, a qualificação dos recursos humanos no sector, a promoção turística internacional, a digitalização do destino" e a estruturação de novos produtos, como "o enoturismo, o turismo literário, o turismo LGBT [sigla de lésbicas, 'gays', bissexuais, transexuais e transgéneros] e o turismo desportivo".

A Secretária de Estado adiantou que "em breve teremos lançamentos para cada um destes planos de acção".

Hoje, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou que "as dormidas em alojamento turístico aumentaram 7,2% em Novembro, para 4,1 milhões, com o sector a receber 1,8 milhões de hóspedes, mais 12,5% face a Outubro".

De acordo com a mesma fonte, "as dormidas de residentes cresceram 14,1% (-0,8% em Outubro) e as de não residentes aumentaram 4,2% (2,6% no mês anterior)".

O instituto conclui revelando que "entre Janeiro e Novembro de 2019, as unidades hoteleiras portuguesas receberam 25,4 milhões de hóspedes, mais 7,1% do que no ano anterior, totalizando 66,3 milhões de dormidas".

Back to top