Turismo 2020: Os 10 países com mais perdas pela Covid-19

11 de Janeiro de 2021 12:37pm
Redação Caribbean News Digital Portugues
Turismo-Covid-19 (Foto trabajadores)

A crise da Covid-19 obstaculizou as viagens internacionais durante os últimos 10 meses e os países do mundo todo estão sentindo os efeitos.

Dados recentes do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e do Banco Mundial, a empresa de tramitação de isenções de visto ESTA (Sistema Eletrônico de Autorização de Viagens) revelaram os países com maiores perdas de rendimentos pelo turismo devido à atual pandêmia da Covid-19.

"No ano passado tem sido extremamente difícil para a indústria das viagens e o turismo, já que as circunstâncias fizeram que os países se vissem obrigados a fechar suas fronteiras aos turistas, com frequência com pouco aviso. Como resultado, a pandêmia tem tido um enorme impacto financeiro no turismo em  nível mundial, afetando a todos os países do mundo, bem como às linhas aéreas, os operadores de viagens e outros provedores de serviços de hospitalidade do setor", disse Jayne Forrester, Diretora de Desenvolvimento Internacional da ESTA Oficial, numa declaração.

"À medida que avançamos para uma nova fase da pandêmia, com o despliegue de vacinas que se está levando a cabo no mundo, só podemos esperar que possamos recuperar certo controle sobre a enfermedade e garantir que seja o suficientemente segura para que possamos viajar uma vez mais, a fim de evitar novas perdas a uma das maiores indústrias do mundo".

A seguir, Caribbean News Digital mostra a classificação dos 10 primeiros países quanto à quantidade total de dólares deixados de ingressar por conceito de turismo nos primeiros dez meses de 2020.

1.Estados Unidos

EEUU

Os Estados Unidos têm notificado mais casos de Covid-19 e mortes que qualquer outro país do mundo a partir de janeiro de 2021.

É mais, o país tem experimentado a maior perda de rendimentos por turismo devido à pandêmia (147 mil e 245 milhões de dólares nos primeiros dez meses de 2020).

Muitos estados têm tomado medidas severas contra as viagens num esforço por frear a propagação da enfermedade, mas o país em seu conjunto também tem posto em prática proibições de viagens desde os mercados finque, incluída Europa.

2. Espanha

España

Espanha recebeu 20 milhões de visitantes estrangeiros menos em 2020 e viu a maior perda de rendimentos por turismo de todos os países europeus, com 46 mil e 707 milhões de dólares, segundo determinou ESTA Oficial.

O país voltou a abrir aos viajantes de outros países da UE e do área Schengen o verão passado, mas ainda está fora do alcance de muitos turistas.

3. França

Francia

França, o país mais visitado do mundo, costuma acolher a mais de 89 milhões de turistas cada ano. No entanto, a crise da Covid-19 fez que essa cifra diminuísse drasticamente em 2020, o que deu lugar a uma perda total de rendimentos por turismo de 42 mil e 36 milhões de dólares nos primeiros 10 meses do ano. No entanto, Espanha e França não estão sozinhas, já que um total de cinco países europeus se encontram entre os 10 primeiros.

4. Tailândia

Tailandia

Tailândia tem começado a se abrir lentamente e sem riscos aos viajantes internacionais, o qual é uma boa notícia para a economia do país, já que o ponto neurálgico de Ásia tem sofrido uma perda de 37 mil e 504 milhões de dólares em rendimentos por turismo devido à atual pandemia. A cifra é a mais alta entre todos os países de Ásia, segundo o último relatório da ESTA.

5. Alemanha

Alemania

As perdas de 34 mil e 641 milhões de dólares em rendimentos totais por turismo de Alemanha entre janeiro e outubro de 2020 são as quintas mais importantes do mundo e só superam às de Espanha e França em Europa.

O país levantou as restrições às viagens das nações próximas em junho, mas permanece fechado a muitos viajantes, incluindo os que vêm dos EE.UU. e Reino Unido, o que será fundamental para a recuperação do turismo no país.

6. Itália

Italia-10 cidades

Itália converteu-se num ponto neurálgico nas primeiras etapas da pandêmia de coronavirus e, como era de esperar, não tem sido capaz de pôr fim às dramáticas perdas de rendimentos por turismo nos meses posteriores, informando de uma perda total de 29 mil e 664 milhões de dólares nos primeiros 10 meses de 2020, já que o país permanece fechado aos viajantes dos EE.UU. e outros mercados finque.

7. Reino Unido

UK

Enquanto Reino Unido segue sofrendo o impacto de uma nova variante do coronavirus que, segundo os experientes, parece se propagar com maior facilidade, as perdas de rendimentos por turismo do país seguem se acumulando e atingem os 27 mil e 889 milhões de dólares, segundo as últimas cifras que tem tomado em consideração ESTA Oficial.

8. Austrália

Australia

Austrália vai ao fundo do Reino Unido quanto à perda de rendimentos por conceito de turismo (27 mil e 206 milhões de dólares nos primeiros 10 meses de 2020).

O país foi elogiado pela sua rápida resposta à pandêmia e manteve-se vigilante, enquanto mantém suas fronteiras fechadas às viagens.

9. Japão

Japón

A indústria turística de Japão tem sido igualmente afetada pela pandêmia da Covid-19, que obrigou aos servidores públicos a pospor as Olimpiadas de Verão de Tokio até 2021.

A perda total de rendimentos por turismo de Japão é de 26 mil e 27 milhões de dólares nos primeiros 10 meses de 2020, a nona maior do mundo.

10. Hong Kong

HongKong

Como em outras partes de Ásia, Hong Kong também se viu muito afetado pelo impacto da pandêmia da Covid-19 nas viagens, experimentando uma perda de rendimentos de 24 mil e 69 milhões de dólares, segundo ESTA Oficial.

No entanto, a Região Administrativa Especial de China tem traçado um caminho de recuperação, e a Junta de Turismo de Hong Kong lançou recentemente uma lista padrão de protocolos de higiene para ajudar a se preparar para a retomada das viagens primeiramente.

Resumo por países das perdas pelo turismo.

  1. Estados Unidos - $147.245 milhões
  2. Espanha - $46.707 milhões
  3. França - $42.036 milhões
  4. Tailândia - $37.504 milhões
  5. Alemanha - $34.641 milhões
  6. Itália - $29.664 milhões
  7. Reino Unido - $27.889 milhões
  8. Austrália - $27.206 milhões
  9. Japão - $26.027 milhões
  10. Hong Kong - $24.069 milhões
Back to top